Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que faz de um cosmético um produto orgânico? 1

No Brasil não há uma regulamentação oficial da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) , os principais selos são do Instituto Biodinâmico (IBD) e da francesa Ecocert, comuns aos produtos brasileiros que segue as mesmas diretrizes de outras seis certificadoras da Europa. Cada um, no entanto, tem critérios diferentes e muito rigorosos fazendo com que não exista uma linguagem mundial para dizer quem está na classe de orgânico.

O que faz dos orgânicos e naturais diferentes dos cosméticos convencionais é uma porcentagem variada de ingredientes certificados, dependendo do selo. Eles não possuem matéria-prima sintética, derivados de petróleo (como silicone e óleos minerais) ou produtos geneticamente modificados e testados em animais. Também são livres de agrotóxicos. Segundo os fabricantes, agridem menos a natureza ao longo da cadeia produtiva – os resíduos, por exemplo, são mais suaves que os da indústria tradicional. Além disso, há o apelo de valorizar a vida das comunidades envolvidas na produção.

A produção dos orgânicos em escala industrial é tido como impossível devido ao seu alto custo. Por isso, as empresas criam caminhos mais fáceis para fazer produtos que carreguem o conceito de “natural ou orgânico”, mas com fabricação viável. São os chamados “bio”, fruto de acordos entre grandes laboratórios europeus interessados no apelo comercial dos orgânicos, mas incapazes de produzi-los em larga escala. Cada empresa costuma atender a apenas parte das exigências de certificação: ou usam algum ingrediente com certificação de orgânico ou natural, ou não testam em animais, ou não usam produtos derivados de petróleo ou, ainda, alguns desses itens somados.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário