Powered By Blogger

sábado, 21 de janeiro de 2012

Os Vilões do Alisamento 1ª Parte – Formol

Produto químico: amigo ou inimigo?

O formol não está mais sozinho quando o assunto é alisamento. Proibido por lei, entra em evidência o Glutaral, substância considerada 10 vezes mais forte. Você sabe quem são os precursores da escova progressiva? E a idade certa para começar a fazer alisamento? Vamos conhecer o formol, seus riscos, seus vários nomes e como nos proteger.

A realidade é que a concentração usada nos salões de beleza para “conseguir” o alisamento perfeito, é um mistério para as clientes. Alguns cabeleireiros preparam o alisante de acordo com o tipo de cabelo. Mesmo quando o alisante comprado já possui na sua fórmula a porcentagem liberada do formol, alguns alegam que é insuficiente, e como se fossem químicos, adicionam ao seu bel conhecimento.

Lembrando aos químicos de plantão que “Adulterar cosméticos e remédios é crime hediondo, porque afeta diretamente a saúde das pessoas. É crime inafiançável, e a pena vai de 10 a 15 anos de reclusão”, como diz o delegado Fábio Cardoso, da Delegacia de Crimes Contra Saúde Pública (Fonte O DIA).

Saiba você que o formol é tóxico quando inalado, ingerido ou quando entra em contato com a pele. Segundo o site esteticabr.com os órgãos mais afetados são: os olhos, a pele e todo o sistema respiratório, e os sintomas mais freqüentes relatados são a falta de ar, irritação nos olhos, dores de cabeça, tosse, lacrimação, irritação no nariz (chegando a queimaduras) e na garganta, dermatite, espasmos bronquiais e irritação pulmonar. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) “Os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios”. Ocasionalmente pode ocorrer diarréia (com possibilidade de sangue nas fezes), pele pálida, fria e úmida. Longos períodos de exposição podem trazer como conseqüências hipersensibilidade, rachaduras na pele (ressecamento), vertigem, coma e morte por falência respiratória.

Metanal é seu nome oficial, mas alguns produtos levam seu sinônimo: formol, formalina, ivalon, formalit, karsan, lysoform, oximetileno e oxometano.

                                                                                                                                                Continua...

Foto: revistaafro.com.br
todaperfeita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário